Pele nua

E pronto, chegamos ao revestimento dos animais vertebrados que, como te deves recordar, têm pele (ao contrário dos invertebrados que só têm epiderme).


Pele (epiderme + derme)



Ora, do conjunto de todos os vertebrados, os anfíbios (rã, sapo, salamandra, tritão, etc.) possuem apenas pele nua (não te preocupes que eles não têm vergonha!...).



Rela-comum


Características da pele nua e húmida dos anfíbios:

a) Facilita as trocas gasosas com o meio (hematose cutânea);

b) Protege contra os predadores (o líquido que a recobre é escorregadio e por vezes contém substâncias tóxicas e com sabor desagradável para os predadores);

c) Não é isoladora térmica (não protege os animais da temperatura exterior);

d) Não impede a perda excessiva de água, daí não haver anfíbios em habitats muito secos;


Sabias que várias espécies de anfíbios estão ameaçadas no nosso país? Este vídeo vai explicar porquê:




Para conheceres a totalidade das espécies de anfíbios que existem no nosso país clica aqui

10 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem.. Gosto muito deste blog e seus vídeos.. . Continue sempre assim.. ass: Fernando 5ªI

Anónimo disse...

Prof. gostamos muito dos seus vídeos principalmente o da rã!!!!! Márcia 5I nº16

Anónimo disse...

Boa tarde,
Gostei muito do vosso video, Parabéns! :)
Maria 5F, nº19

Anónimo disse...

Excelente

Anónimo disse...

deu-me muito jeito para um powerpoint de ciências que estou a fazer!!!
:)

fabio disse...

também me vai dar jeito para o meu trabalho de ciência

Anónimo disse...


Gostei

Fabio disse...

Alguém me pode dar exemplos de animais com pele nua??
Obrigado,
fabio

PG disse...

Todos os anfíbios têm pele nua, as rãs, os sapos, os tritões, as salamandras,...

Anónimo disse...

Ajudaste-me muito.
Muito obrigado 😉