Pele com penas

Qual será a importância das penas para as aves?
[Pensa lá um bocado...]
... deixa-me adivinhar o que vai na tua cabeça: - Ajudam as aves a voar! - enganei-me?

Se foi nisso que pensaste tens toda a razão, sem penas as aves não voam. Mas, será que elas são importantes apenas por esta razão? Claro que não. Ora vê:

Funções das penas:
a) Ajudam a manter o corpo das aves seco e quente;
b) Facilitam o voo;
c) Ajudam a camuflar (esconder) as aves no meio natural;
d) As penas coloridas de certas espécies, sobretudo dos machos, têm um importante papel na atração sexual (na conquista das namoradas!..).


.................

As penas são extremamente leves mas, ao contrário do que possas pensar, bastante resistentes. Vê aqui a sua constituição:


Elas variam conforme as regiões do corpo. As penas maiores encontram-se nas asas, as rémiges, e na cauda, as retrizes. No resto do corpo existem penas mais pequenas, elas são muito abundantes e chamam-se tetrizes. Por baixo, junto da pele, existem ainda as plúmulas que são pequeninas e macias e são usadas para forrar almofadas, edredões e blusões os quais são muito confortáveis por serem leves e muito quentinhos!


Falcão-peregrino
...................
Para terminar, como sempre, os vídeos. Desta vez são dois. São falados em português do Brasil, por isso vais poder entendê-los perfeitamente. Toma, contudo, atenção ao seguinte: no segundo vídeo aparece o termo raque quando se fala da constituição da pena. Em Portugal diz-se de outra maneira: ráquis (tal como aparece na fotografia em cima).

8 comentários:

PG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Olá! Eu adoro o seu trabalho. Chamo-me Beatriz e sou da turma 5ºf. Eu sou a melhor aluna a Ciências da turma. A minha prof. chama-se Filomena. Fale com ela e pergunte-lhe.

Anónimo disse...

Professor,continue com o seu blog porque gostamos muito dele.Dá para satisfazermos as nossas curiosidades e dá para aprendermos muita coisa.Eu estou a fazer um trabalho sobre a "Pele com penas".É um trabalho com a constituição de uma pena. Espero que goste!Trarei o trabalho terça-feira se conseguir acabá-lo antes. Assinado:Jéssica nº11 5ºI COM OS MEUS CUMPRIMENTOS!

Anónimo disse...

professor o seu blog foi um dos melhores que eu ja vi.
gosto muitas vezes de vir estudar aqui.
da sua aluna luana do 5i n 18

Anónimo disse...

Meu Deus, o seu blog é um sucesso, vc é um professor excelente. Espero que possa continuar a dar estas aulas fantásticas
Da: sua fã secreta

Anónimo disse...

Meu Deus, o seu blog é um sucesso, vc é um professor excelente. Espero que possa continuar a dar estas aulas fantásticas
Da: sua fã secreta

Anónimo disse...

Meu Deus, o seu blog é um sucesso, vc é um professor excelente. Espero que possa continuar a dar estas aulas fantásticas
Da: sua fã secreta

Unknown disse...

Muito informativo