Epiderme com carapaça de quitina

Parecem guerreiros antigos protegidos por armaduras que lhes cobrem todo o corpo e têm articulações nas patas. Estou a falar-te dos artrópodes, animais invertebrados cujo corpo é integralmente revestido por epiderme com carapaça de quitina. Dentro deste grupo incluem-se os insetos, as aranhas e as centopeias, entre outros. Existem mesmo alguns, como o caranguejo ou a lagosta, em que a carapaça de quitina está reforçada por cálcio tornando-se assim ainda mais dura e resistente.


Louva-a-deus (tem, como todos os insetos, o corpo revestido por epiderme com carapaça de quitina)

Pensa agora no seguinte: o que aconteceria se um rapaz ou uma rapariga da tua idade vestisse uma armadura à medida do seu corpo e não a tirasse mais? É claro que iria ter muitos problemas...
Um deles seria sem dúvida o facto de começar a não caber lá dentro à medida que fosse crescendo. Esta situação acontece realmente com os artrópodes. É por isso que de vez em quando têm que mudar a sua carapaça. A nova mantém-se flexível (elástica) durante algum tempo e permite que o corpo cresça.
É precisamente uma muda de carapaça que tenho para te mostrar neste vídeo:


7 comentários:

Anónimo disse...

prof.Paulo Gandra,as imagens novas da minhoca,do Nereis e do caracol servem para aprendermos muitas coisas com isso.


assinado:jéssica 5ºI Nº11.

Anónimo disse...

Olá Pg daqui Carlos e Gabriel do 5I N9 e N5 gostamos muito do seu blog continue assim e fique a saber que é o melhor professor do universo .

Anónimo disse...

prof.PAULO GANDRA,eu gostei muito dos leoes a tentarem comer o porco espinho

ASS: Paulo Cunha 5ºI nº20

Anónimo disse...

PARABENS FOI UM MÁXIMO

Anónimo disse...

hum intessante
da sua aluna luana do 5i

Anónimo disse...

prof este video e boeda fixe foi o que a minha prima e eu achamos.Laura 5 h

Unknown disse...

Eu gosto muito de ciências e estou no 5°ano e estou a dar o revestimento dos animais.

Assinado:Joana Silveira 5°F n° 15