Descoberta das células

A descoberta das células só foi possível com a invenção e o aperfeiçoamento dos microscópios. Elas foram descritas pela primeira vez em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar uma fatia de cortiça, num microscópio rudimentar, verificou que ela era constituída por pequenas cavidades, às quais chamou de células. Na realidade Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas.


Desenho da estrutura da cortiça, conforme vista pelo microscópio de Robert Hooke.


Porém, foi necessário o contributo de muitos outros investigadores, como Antonie van Leeuwenhoek (podes ver aqui um vídeo interessantíssimo sobre o seu trabalho!) ou Schleiden e Schwann, para que se compreendesse que todos os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.

Esta, foi uma das mais importantes descobertas da Ciência. Permitiu, entre outras coisas, compreender melhor o fenómeno da vida, a constituição dos seres vivos e a forma como "funcionam", e abriu caminho para o combate às doenças provocadas por micróbios (seres vivos que eram completamente desconhecidos até então).

5 comentários:

Anónimo disse...

Uau!! Como diz no video «È uma viagem fantastica investigando cada vez mais fundo um mundo magico quase invisivel » !!!! muito fixe esta matèria

ana catarina ferreira 5º H nº 3

Anónimo disse...

Professor estas células são de que espécie de animais plantas...?








Sofia Ramos 5*A

PG disse...

Referes-te às imagens em cima? Na verdade não são bem células mas espaços deixados por estas que lá existiram antes de se formar a cortiça. Depois elas morreram e só ficaram as paredes celulares. Mas isto está explicado no texto!

Anónimo disse...

Ah mas tinha essa dúvida!!! sofia ramos 5ªano

PG disse...

Olá Sofia! Espero então que estejas já esclarecida.