Locomoção por voo: morcegos e insetos

Nem só as aves voam. Há também mamíferos capazes de o fazer, os morcegos, para além milhares de espécies de insetos. Comecemos então por observar um vídeo cujos "atores principais" são precisamente um morcego e um inseto (neste caso uma borboleta noturna).




Os morcegos têm asas? Não, se quiseres usar uma linguagem cientificamente correta. Os morcegos voam graças à sua membrana alar, uma pele que liga os dedos (gigantes!) das mãos, o corpo, os membros inferiores e por vezes a cauda. A membrana alar não é uma asa.






.......................


Vejamos agora os insetos. As suas asas, 2 ou 4 conforme as espécies, são ao mesmo tempo leves e rígidas. A sua rigidez é devida às nervuras de quitina. Estas, embora muito finas, são suficientes para impedir que as asas se dobrem como papel quando os insetos voam. Por outro lado, sendo assim finas não aumentam grandemente o peso das asas. Ora vê na imagem...




............................
Como é que uma abelha tão gorducha consegue voar? Observa com atenção este fantástico vídeo feito em câmara ultra-lenta....


6 comentários:

PG disse...

Os morcegos têm uma fraca visão. Orientam-se por eco-localização. Será mais fácil explicar-te isto na aula. Até lá.

Anónimo disse...

Então eles orientam-se escutando,não é?Definitivamente,eu e os morcegos não nos.......damos muito bem...


Cumprimentos da minha parte!

Anónimo disse...

Quando era mais pequena penssava que as membranas alares dos morcegos eram asas só que depois aprendi que afinal se chamavam membranas alares e támbem pensava que eram aves!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
PG disse...

... pensava ... ... também ...

Anónimo disse...

Prof.Por isso é que você disse que os morcegos não tem mãos eu fui esperta já pesquisei