Importância da classificação dos seres vivos

Que seria de nós, quando vamos às compras, se os hipermercados não estivessem organizados por secções (frutos e legumes, congelados, roupa, papelaria,...)?

Vista de hipermercado


A nossa vida seria muito mais complicada! As coisas estariam todas misturadas: cebolas com latas de conserva, cuecas no meio do arroz e dos livros, brinquedos ao lado dos bifes de frango e dos guardanapos...
Sempre que quiséssemos comprar por exemplo laranjas teríamos que correr as prateleiras de todos armários do hipermercado!

Pois, mas o que é que isto tem a ver com as Ciências? 

Existem na natureza tantas espécies diferentes de seres vivos que houve a necessidade, tal como nos hipermercados, de as agrupar de acordo com as suas semelhanças e/ou diferenças de modo facilitar o seu estudo. É claro que estas divisões em grupos existem somente nas nossas cabeças, elas não ocorrem de facto no mundo natural!

As primeiras classificações dos seres vivos foram realizadas pelos homens primitivos.  Eles  dividiram-nos em comestíveis e não comestíveis, perigosos e não perigosos, venenosos e não venenosos, de acordo com as suas necessidades de sobrevivência.



Com o evoluir do conhecimento novas formas de classificação foram surgindo. Actualmente, os cientistas utilizam um sistema que resulta da evolução de um anterior proposto por Lineu (século XVIII) . Este sistema baseia-se nas seguintes categorias sistemáticas:

- REINO
- FILO
- CLASSE
- ORDEM
- FAMÍLIA
- GÉNERO
- ESPÉCIE

Cada reino é subdividido em filos. Estes são formados por diferentes classes. As classes subdividem-se em ordens que, por sua vez, são constituídas por famílias. As famílias subdividem-se em géneros e estes em espécies.

A espécie constitui, portanto, a base do sistema de classificação. Por sua vez, o reino é o grupo sistemático que abrange maior número de seres vivos.

Parece-te confuso? Vais ver que não é assim tão difícil quando começares a utilizar na prática este sistema de classificação!

11 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia professor.
Para já parece mesmo confuso! Espero conseguir perceber melhor.
CAROLINA MAGALHÃES 5ºA

Anónimo disse...

OLÁ STOR PAULO GANDRA SOU EU O LUIS, DÊ NOTICIAS À TURMA!

PG disse...

Elas serão dadas. Já agora, boa sorte para ti na tua nova escola!

Anónimo disse...

ALTO STOP STOR!!! MAIS DEVAGAR,DEIXE VER SE COMPREENDO... REINOS DIVIDIDOS EM CLASSES,DEPOIS FILOS...NÃO!!! É MUITO DIFICIL!!!!
TENHO QUE ESTUDAR MAIS AINDA!!!!



ASS: ANÓNIMO

Anónimo disse...

Muito obrigado,stor!

Anónimo disse...

o seu blog é fantástico

Anónimo disse...

Stor todos nós deviamos dar-lhes os parabéns,com isto tudo vou tirar boa nota.

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO E É DIVERTIDO
ANDRE E DANIEL DO 5ºC

















Anónimo disse...

stor adoro o site com isto tudo tiro um cinco decerteza

Anónimo disse...

muito bem explicado!

Anónimo disse...

seu texto me ajudou muito para a prova, uma dica para gravar é fazer uma frase usando a primeira letra de cada um, eu fiz: Rato Frito Com Orégano Fica Gostoso Experimente!! mas obrigado vc me ajudou muito!! otimo texto as palavras nao sao dificies como todos os outros que eu li!