Fecundação

Muito bem, sabemos que na reprodução sexuada é necessário que ocorra o acasalamento entre um macho e uma fêmea da mesma espécie. Mas como é que se formam os filhos?
Para que isso aconteça é necessário que um espermatozoide (célula sexual masculina) e um óvulo (célula sexual feminina) se unam para darem origem a um ovo (zigoto). Este, vai-se desenvolvendo, transformando-se num embrião, e mais tarde no novo ser!


Espermatozoides aproximando-se de um óvulo



Portanto, toma nota:

A união de um espermatozoide com um óvulo chama-se FECUNDAÇÃO. Esta dá origem a um ovo (zigoto) o qual mais tarde transformar-se-á no novo ser.
...................................

A fecundação pode ser...
- Interna, se o espermatozoide e o óvulo se encontram dentro do corpo da fêmea;
- Externa, caso o espermatozoide e o óvulo originem um ovo no exterior (fora) do corpo da fêmea.

Vejamos agora exemplos ilustrativos:

Fecundação interna:

Enquanto os gatos acasalam, o macho introduz os espermatozoides no corpo da fêmea. É dentro do seu corpo que um dos espermatozoides se vai unir a um óvulo.


Fecundação externa:
Nesta imagem observamos dois ouriços-do-mar a acasalar. O macho liberta espermatozoides para a água ao mesmo tempo que a fêmea liberta os seus óvulos. A fecundação acontece na água (fora do corpo da fêmea).

15 comentários:

Anónimo disse...

tá cool stor!Continue assim,que eu curto isso!

Anónimo disse...

Professor,a fecundação,então é quando o óvulo se junta ao espermatozoide e forma um ovo,certo?É que eu não percebi muito bem ao principio...


Ass.:Filipa 5ºI

PG disse...

Sim, basicamente é isso. Só uma pequena correcção: é o espermatozóide que se desloca em direcção ao óvulo e não o contrário. O espermatozóide é que tem a capacidade de se deslocar em meio líquido.

Anónimo disse...

Já percebi!Muito obrigada!

Anónimo disse...

professor nao percebi se o ouriço-do-mar tem reproduçao sexuada

PG disse...

Os ouriços-do-mar reproduzem-se por reprodução sexuada, os machos produzem espermatozóides e as fêmeas produzem óvulos. A fecundação neste caso é externa, isto é, acontece fora do corpo da fêmea.

Só uma pequena retificação:
... não ...

beatriz disse...

eu acho a fecundaçao um tema interesante

PG disse...

... fecundação ...

... interessante ...

Anónimo disse...

oi professor esta tudo? e lara da sua turma 5c e a beatriz rocha tinhamos um bocado de dificuldade e agora ja percebemos que fixeeeeeee!

Anónimo disse...

Olá, eu sou Ana Júlia aluna do 5º ano, e estou fazendo um trabalho de Ciências. E tem uma pergunta que não dou conta e é a seguinte: ''A maioria dos animais que realizam esse tipo de operação libera grande número de células reprodutoras na água'' E eu queria saber se ela Fecundação Externa ou Interna.
Grata.

PG disse...

Olá Ana Júlia,

Desculpa a resposta tardia. Quando as células reprodutoras são libertadas na água então a fecundação é externa.

Anónimo disse...

Este trabalho esta perfeito agora sim,percebo a matéria

Juliana disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Eu já entendi oque eu não sei q preciso pra minha prova è aonde o espermatozóide entra pra poder gerar o bebê 👶

PG disse...

Segue o link. Acho que vais entender. http://espacociencias6ano.blogspot.pt/search/label/reprodu%C3%A7%C3%A3o%20humana