Desenvolvimento embrionário

Vimos já que da fecundação (união de um espermatozoide com um óvulo) resulta um ovo, ou seja, o início da formação de um ser vivo. À fase inicial de desenvolvimento do novo ser vivo chamamos embrião.

Dependendo das espécies, o embrião pode desenvolver-se dentro ou fora do corpo materno. Então é assim...

VIVÍPAROS - são os animais cujos embriões se desenvolvem dentro do corpo materno e são alimentados à custa de uma parte dos alimentos consumidos pela própria mãe através do cordão umbilical.Quase todos os mamíferos são animais vivíparos. Nestes animais os filhos nascem diretamente das mães quando estão já suficientemente desenvolvidos.


Gata grávida prestes a ser mãe



No vídeo seguinte podes observar uma cadela a dar à luz os seus filhotes. Ora vê:



OVÍPAROS - animais cujo embrião se desenvolve fora do corpo da mãe e se alimenta de substâncias nutritivas existentes dentro do ovo (o qual é protegido por uma casca).
As aves, a maioria dos peixes, as rãs e os sapos, são exemplos de animais ovíparos. Também muitas serpentes são ovíparas, elas põem ovos em vez de dar à luz as suas crias. É precisamente isto que podes ver de seguida:



Além dos VIVÍPAROS e dos OVÍPAROS existem ainda os animais OVOVIVÍPAROS. Nestes, como na víbora ou nas salamandras, os embriões desenvolvem-se dentro do corpo das mães (como no caso dos animais vivíparos) e alimentam-se de substâncias contidas no ovo (como nos ovíparos).

14 comentários:

Anónimo disse...

Professor,os filhotes de salamandra parecem serpentes!

Anónimo disse...

Professor muito interessante na minha imaginação nao era assim que a hidra se reproduzia mas agora fiquei com uma ideia melhor.

José Luís

Anónimo disse...

Professor a hidra repruduze-se muito rapidamente!




Assinado:Filipa 5ºI

Anónimo disse...

Professor,uma pergunta....como as cobras (falando no video) adoram comer ovos,elas quando têm os filhotes não têm a ideia de........os comer?Responda-me


Assinado:Jéssica 5ºI Nº11

PG disse...

Suponho que isso não acontece. Mas não te posso afirmar que nunca tenho ocorrido...

Anónimo disse...

Não faz mal!Obrigado por me esclarecer!

Anónimo disse...

Olá sector o site é um espetaculo então com os jogos podemos aprender e brincar boa ideia ASS.:beatriz santos silva ANO :5ºano f

Isi disse...

Obrigada, era a tarefa deciÇencias para amanhã!!

www.diariodaisi.blogspot.com

Anónimo disse...

ola professor os filhotea que a salamandra teve eram tao fofinhos e pareciam serpentes pequeninas.
afra daniela 5c

Anónimo disse...

Ola professor é interesante Como as salamandras tem os seus filhotes
Laura a traquina e faladora 5h

JULIANA CASTRO disse...

PROFESSOR OS VIDEO SAO MUITOS EU GOSTO MUITO .







JULIANA CASTRO DO 5 ANO I

Anónimo disse...

professor gostei muito do site mas acho que podia ter muito mais informaçao...mas ja assim deu-me uma grande ajuda para o meu teste(satizfaz muito bem) eu sou um excelente aluno graças ao seu site obrigado...

Anónimo disse...

Ola professor fala a Veloso queria lhe dizer, que os seus vídeos são muito interessantes . Fiquei muito aflita com sigo .

Anónimo disse...

adorei ver os animais a terem os filhotes,é muito bonito e fofo.assinado-helena 5ºe