Locomoção em meio terrestre: reptação

Como se deslocam os animais que vivem em meio terrestre e não têm patas, asas ou outro tipo de membros diferenciados?

A resposta é simples: não têm outro remédio senão rastejar.

Minhocas, lesmas e caracóis movem-se por meio de contrações musculares que percorrem o corpo de ponta a ponta. Observa com atenção as ondas de contração musculares do caracol quando se desloca num vidro (é muito giro, parecem escadas rolantes!).


Também as cobras rastejam ondulando o seu corpo através de uma sucessão de contrações musculares. Elas aproveitam obstáculos, como pequenas saliências no terreno, pedras ou troncos para firmarem o seu corpo e poderem avançar:
Não fiques, no entanto, com a ideia de que só os animais que não têm membros é que rastejam. Há outros, como o lagarto ou o crocodilo, que também se deslocam desta forma.Os membros, pelo facto de serem curtos e estarem dispostos lateralmente no corpo, apenas ajudam no movimento mas não suportam o peso do animal. Repara no exemplo que se segue:
.


Para concluirmos esta lição resta dizer-te que a este modo de locomoção também se chama de reptação.

Locomoção na água

Já tentaste correr dentro de água?

Não é fácil! Parece que a água te prende as pernas. Na realidade a água oferece uma grande resistência ao movimento. No entanto os animais aquáticos estão bem preparados para enfrentar este desafio:


a) Os peixes, assim como os mamíferos aquáticos (golfinho, baleia, etc.), têm o corpo aguçado (forma hidrodinâmica) que lhes permite "furar" mais facilmente a água;

b) As escamas dos peixes, dispostas da frente para trás como as telhas de um telhado, facilitam a penetração na água;

c) As barbatanas funcionam como remos que permitem simultaneamente impulsionar o corpo em frente, escolher a direção e equilibrar o corpo numa posição estável.



...................



Tipos de barbatanas de um peixe:


..................
As patas de certos animais, como o pato, a gaivota ou a rã, possuem uma membrana que une os dedos - membrana interdigital . Desta forma ficam com uma maior superfície e funcionam como remos, permitindo-lhes uma fácil deslocação na água.



Toma nota: se quiseres ver a apresentação em ecrã inteiro clica no menú e escolhe a opção View fullscreen.
.............
Bem, depois desta lição mereces ver um vídeo espectacular: um cardume de sardinhas a ser atacado por atuns e depois por uma enorme baleia. Aproveita para ver como nadam.