Importância da água para os seres vivos

A água é o principal componente dos seres vivos. O teu corpo, por exemplo, é constituído por cerca de 70% de água. Ela existe nas células e é o principal constituinte de vários líquidos orgânicos como o sangue. Nos animais, a maioria das funções vitais apenas se realiza na presença da água, esta pode também eliminar substâncias dos organismos e ajuda a regular a temperatura do corpo através da transpiração. As plantas, por outro lado, necessitam de água para fabricarem o seu alimento através da fotossíntese.

A água é o principal constituinte das células. 



Os seres vivos libertam diariamente água para o exterior. Os animais através por exemplo da urina, das fezes, da transpiração e da respiração, e as plantas através da respiração e da transpiração.

Os animais perdem diariamente água por exemplo através da urina.

Para manter o nível de água constante, os animais ingerem-na directamente ou através dos alimentos que consomem e as plantas absorvem-na pelas suas raízes. Quando a quantidade de água no organismo diminui, o ser vivo pode ficar desidratado (com falta de água) pondo em risco a sua sobrevivência.
A água é essencial à vida.


Deixo-te, para terminar a lição, um pequeno vídeo sobre uma medusa, um organismo constiuído por cerca de 95%  de água!!!

16 comentários:

Anónimo disse...

O video é muito giro,professor!


Ass. Jéssica nº11 5ºI

Anónimo disse...

gostei

Anónimo disse...

ass.je

Anónimo disse...

gostei muito do texto beijos raiane

Anónimo disse...

Valeu vou ganhar um 10 no meu trabalho......

Anónimo disse...

vou tirar nota maxima no trabalho

yasmin disse...

,muito bommm eu vou tira quase 10 mas a nota do trabalho é 3 affs

Anónimo disse...

muito engraçado e claro interessante

Gatchenha disse...

Professora Maria Vilce que me aguarde , meu trabalho está chegando !!

Taciane Lorrei disse...

Ajudou muito no meu trabalho, usei o seu texto como fonte de pesquisa, junto com esse texto Importância da água para os seres . Obrigado, ficou perfeito meu trabalho de Ciências. Beijinhoss

Taciane Lorrei disse...

Ajudou muito no meu trabalho, usei o seu texto como fonte de pesquisa, junto com esse texto Importância da água para os seres . Obrigado, ficou perfeito meu trabalho de Ciências. Beijinhoss

Marcos Paulo disse...

Muito criativo!!!!!!

Marcos Paulo disse...

Parabens!!!

Anónimo disse...

gostei muito,parabens
muito criativo,aprendi bastante.

Amanda Fonseca Couto disse...

Muito bom só que o meu trabalho é do 6°ano kk

PG disse...

Se o teu trabalho é do 6ºano então podes visitar o Espaço Ciências 6ºano!

Bom trabalho.