Organização dos seres pluricelulares

Será que um monte de células empilhadas umas sobre as outras constitui um ser vivo pluricelular? É claro que não! As coisas são muito mais complicadas do que isso...

Então é assim:

Em primeiro lugar há uma grande variedade de células, elas não são todas iguais. Há, por exemplo, células musculares, nervosas, do sangue... todas diferentes não só no aspeto, mas também no trabalho que realizam. Os vários tipos de células estão ainda associados em diferentes níveis de organização. De que forma? Observa a imagem:

Organização celular de um ser vivo pluricelular



CÉLULAS com forma e funções semelhantes formam TECIDOS. Os TECIDOS agrupam-se formando ÓRGÃOS. Vários ÓRGÃOS podem associar-se formando um SISTEMA. O conjunto de todos os SISTEMAS forma um ORGANISMO.



------------------------

7 comentários:

Tuts de Jogos disse...

isso ai é muito bom para todos nós ficarmos sabendo e eu gostei muito

Unknown disse...

oi bom dia ,eu não entendi muito bem ,no caso essa seria a explicação dos níveis de organização celular dos pluricelulares ?

PG disse...

Sim, tens toda a razão!

Anónimo disse...

Essa matéria é simples! Tenho certeza que vcs entenderão.
E respondendo a sua pergunta Agostinho Henrique, SIM. São os níveis de organização celular dos pluricelulares. (lembrando que pluricelulares são organismos q tem mais de uma célula!!)
Espero ter ajudado com o exercicio! :)

Anónimo disse...

ola sou o Rafael Reis do 5D eu gosto muito da sua dixiplina ciencias natureza adora chau

Unknown disse...

Eu n percebi professor

PG disse...

Então é assim...

1) Os seres pluricelulares são formados por mais que uma célula. O ser humano é formado por muitos biliões, talvez triliões, de células.

2) Essas células não são todas iguais, nem na forma, nem na função que desempenham.

3) Células semelhantes, por exemplo as da epiderme, formam um conjunto com o nome de tecido (neste caso o tecido é a epiderme);

4) Os tecidos estão associados entre si formando órgãos (por exemplo a pele, o coração,...

5) Há órgãos que trabalham em conjunto formando sistemas (Ex: o sistema digestivo é formado por vários órgãos, estômago, intestino delgado, esófago, entre outros. Todos eles trabalham em conjunto digerindo os alimentos);

6) Se reunires todos os sistemas, digestivos, cardiovascular, nervoso, ... então tens um organismo (pluricelular).