A água como solvente

Podemos afirmar que praticamente não existe água pura no planeta, pois ela tem uma grande capacidade de dissolver as substâncias que vai encontrando no seu percurso quando circula na natureza.

Se deitares uma colher de sal ou açúcar num copo com água e mexeres bem, o sal e o açúcar desaparecem. Porquê?
Na realidade, nem o sal nem o açúcar desapareceram. Eles apenas deixam de se ver, porque as pequeníssimas partículas que os constituem ficam repartidas uniformemente pela água, obtendo-se, deste modo, água salgada e água açucarada. É por isso que o sal e o açúcar são solúveis na água.

Quando se junta uma substância à água e se obtém uma mistura em que não é possível distinguir a substância do líquido, diz-se que houve uma dissolução. Na dissolução estão envolvidos:


- o soluto ( substância que é dissolvida);

- o solvente  (líquido que dissolve o soluto);

- a solução (resultado da mistura entre o solvente e o soluto, em que não se distingue um do outro).


Existem várias substâncias sólidas, líquidas e gasosas que se dissolvem na água, por isso diz-se que a água é um bom solvente. Por exemplo, a água dos oceanos e mares é salgada porque contém sais dissolvidos, sendo o mais abundante o sal que se utiliza na cozinha. A água doce tem também substâncias minerais dissolvidas como, por exemplo, o cálcio, o sódio, o bicarbonato, o magnésio e o flúor, provenientes das rochas por onde ela passa, tal como acontece com a água das nascentes.
Há, contudo substâncias que não se dissolvem na água, diz-se por essa razão que são insolúveis (na água). O azeite, por exemplo, é insolúvel na água.


-----------------------

20 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem,agora percebo bem a conclusão desta matéria! Obrigado por me exclarecer,através das imagens e do meu pensamento!

PG disse...

... esclarecer ...

Anónimo disse...

isso esclareceu todas as minhas duvidas de como a agua dissolve as coisas

Anónimo disse...

Está muito bom obg

Melissa 5º Ano disse...

Está muitooo bom eu percebi muito bem e ajudou me a fazer o trabalho da escola... hahaha

Anónimo disse...

Já entendi melhor.Já estou pronta/o para o teste.

Anónimo disse...

nao percebi muito esta materia




marta d 5g

PG disse...

Não percebeste propriamente o quê? Tens que ser mais específica para te poder ajudar.

Unknown disse...

Esclareceu as minhas dúvidas e ajudou-me a fazer um relatório. Obrigada

Anónimo disse...

ajudou-me a tirar as duvidas

Anónimo disse...

Muito boa explicação! Obrigada

Anónimo disse...

Da ora isso e muito legal

Anónimo disse...

Muito bom , gostei

Anónimo disse...

bom

joao pedro disse...

ola professor estes cometarios sao bonitos e muito criatinvos joao pedro 5a

Anónimo disse...

que fixe

Joaõ Pedro Resende disse...

Olá professor, já viu a nota na pauta e foi suf,mas eu tenho de estudar mais.
Obrigado pela sua atenção. Um abraço do João Pedro 5 ano

Anónimo disse...

Olá professor queria preguntar se os animais com esosqueleto teem carapaça de quitina joao pedro 5a

PG disse...

Olá João, exosqueleto e carapaça são termos que têm o mesmo significado.

m.a. star disse...

Obg