O voo das aves



Todos nós tivemos já oportunidade de observar o belo e majestoso voo de uma ave. Facilmente nos interrogamos, com um certa inveja, sobre o seu segredo: - Como é que elas conseguem voar?

Para compreenderes melhor este assunto vamos analisar o que se passa com os papagaios-de-papel: como conseguem eles manter-se assim no ar tanto tempo?


Independentemente da forma, cor ou materiais com que são construídos, os papagaios-de-papel têm que ser leves e ter uma grande superfície.
Tal como os papagaios-de-papel, as aves apresentam, também, estas características. Facilmente compreendes que a grande superfície das aves é devida sobretudo às suas penas das asas e da cauda. Mas... como conseguem elas ser leves?

Um dos segredos está nos seus ossos que, ao contrário de outros vertebrados, são ocos e por isso muito menos pesados. Além disso, as aves possuem um conjunto de sacos que se enchem de ar - sacos aéreos - tal como verdadeiros balões. Finalmente, as penas. Mesmo que sejam grandes e resistentes, elas são extremamente leves.

Para além destas características, leveza e grande superfície, as aves têm outras importantes adaptações ao voo:

a) Forma aerodinâmica (aguçada) que as ajuda a perfurar facilmente o ar;

b) Músculos peitorais muito desenvolvidos (responsáveis pela movimentação das asas);

c) Esterno em forma de quilha que contribui para a sua forma aerodinâmica e permite alojar os músculos peitorais.


Esterno de uma ave em comparação com o humano
Nota: clica na imagem para a veres maior

1 comentário:

PG disse...

É verdade que algumas aves têm anilhas nas patas. As anilhas servem para se estudar os seus movimentos migratórios. Por exemplo, uma ave é anilhada em Portugal, numa determinada data. Se mais tarde ela for capturada noutro país os cientistas ficam a saber que ela viajou de cá para lá. As anilhas também são usadas nos pombos-correios para assinalar os respectivos donos das aves.